SOBRE COMO ISSO COMEÇA


Um pouco de formalidade: muito prazer, me chamo Lais, sou carioca, e possuo uma mente em busca de desafios. Sempre aprendendo.

Acabo de ser voluntária e tradutora de um evento mundial. Essa experiência é muito maior do que eu possa descrever. Isso tornou ilimitados os meus horizontes. Me fez perceber. Sentir as pessoas em sua totalidade. Uma vantagem aos dezoito anos.

Sempre serei eu a escrever aqui, contarei dos casos e acasos até meu "destino final".

Tenho sol em câncer, e muitos desafios nessa experiência de vida que topei viver em algum momento dentro desse corpinho de um metro de cinquenta rs

Na adolescência sempre pensei em viajar pra fora do país. Sempre pensei. Na verdade sempre quis ser militar. De cursinhos e cursinhos, e com poucas coisas em comum com os "perfis de pessoas militares", aos dezoito percebi que essa realidade não seria pra mim.

Um dia surgiu, dentro das possibilidades mais diferentes, depois da Jornada Mundial da Juventude no ano 2013 a oportunidade, a coragem, e uma graninha (que foi fielmente reunida por uns meses).

Vou mirando no norte do conhecimento como forma de resiliência, buscando a felicidade da inquietude da sensação de todos os lugares que estão destinados a me ensinarem seus segredos. Vou mirando em cada situação em si, como aprendizado. Da forma mais mínima de libertação de crenças e cenários, que fazem parte da minha realidade (onde moro, quem namoro, com quem convivo, no que acredito) até a forma máxima de sensações e descobertas.

A vida é energia. E tudo o que se pode co-criar torna-se real. Somos feitos de átomos.

Aí resolvi registrar. Criei essa página, para mim e talvez para você (se assim como eu) também não faz ideia do "por onde começar" - e toda burocracia que uma simples escolha pode envolver. Todos os caminhos que você pode trilhar.

Por partes, segue uma lista de todo o passo-a-passo de preferivelmente uns seis meses antes de você pensar em sair por aí, pra qualquer outro lugar do mundo.

O QUE FAZER PRIMEIRO

- Tirar o passaporte, caso você não tenha, na Polícia Federal mais próxima de você. A PF é o órgão público que rege essa documentação internacional, no Brasil. O passaporte é um documento pago e o agendamento você faz aqui: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/passaporte

- Ter umas declarações por escrito é importante. Declarações que você não irá trabalhar fora e de quem vai 'bancar' sua viagem, seja você mesmo a custear, ou não.

- Formulário de solicitação de visto.
Isso você consegue baixar direto no site do consulado do país que você vai, e se o seu caso for por alguma razão do destino também a Venezuela, o link é esse aqui: http://riodejaneiro.consulado.gob.ve/index.php?option=com_content&view=article&id=24&Itemid=36&lang=es 

- Carta Convite da universidade onde irá estudar.
Uma carta convite é basicamente um documento onde o administrativo da universidade disponibiliza aos estrangeiros um "convite" para que eles estudem naquela instituição.
Isso demora, requer paciência e fluência no idioma deles pra conseguir se explicar por email. Agradeço aos amigos que estão me ajudando com essa questão.
A universidade escolhida é essa aqui: http://www.ula.ve/

- Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIPV); esse vai merecer um post inteiro. Faça seu cadastro na ANVISA: http://www.anvisa.gov.br/viajante/

- Câmbio de moeda; outro post inteiro a seguir.
O dólar oscila. De uma maneira ABSURDA! Minha agência de câmbio atual é essa aqui: http://www.cotacao.com.br/?c=1377

- Visto
É um selo que permite a entrada em território estrangeiro.
Basta buscar o site do consulado do país desejado, agendar um dia para ir até lá munido dos itens ditos anteriormente e aguardar sua "convocação". Existe uma regra a nível internacional que rege quais nacionalidades têm acesso onde, e a partir daí cobram-se taxas fronteirizas e de circulação por continente, durante um tempo estipulado pelo governo do país que será visitado, dependendo obviamente, do seu país de origem.

- Ficha de antecedentes criminais, última coisa a ser feita .. preferencialmente dois meses antes da viagem. Isso também é com a Policia Federal e você faz aqui: http://www.dpf.gov.br/servicos/antecedentes-criminais

- Seguro de vida
Defenda o SUS. E fora do território brasileiro tenha um seguro de vida que dure o período inteiro da sua viagem.
Países por aí afora não vão te atender de graça, te medicar, ou sequer realizar o procedimento mais inusitado, sei lá, se você quebrar o braço por exemplo, caso você não tenha um plano de saúde.
Comprei o melhor custo-benefício da Seguradora Porto Seguro: 
https://wwws.portoseguro.com.br/vendaonline/viagem/home.ns?skin=novosite&cmph=113


TRAMITES LEGAIS
(para resolver no consulado do seu estado)


Visto de estudante (no meu caso)
Ser Brasileire
Formulário solicitação de visto preenchido
Original + 2 cópias passaporte com emissão de 6 meses antecedência
Original + 2 cópias declaração autenticada de quem proverá passagens + recursos econômicos
Carta de instituição onde irá estudar + 2 cópias
Original + 2 cópias Certidão de Nascimento
Original + 2 cópias Antecedentes Penais
Original + 2 cópias declaração que não irá trabalhar no país de destino, no meu caso a Venezuela.
2 fotos 3x4 fundo branco
1 foto 160x116 px fundo branco (peso máx. 70 kb)
Valor de U$60 para a conta do consulado para que se aprove o visto

!El Gobierno Bolivariano de Venezuela le da las gracias y la bienvenida!
*Prazo de entrega do visto: 72 horas






É importante o reconhecimento de firma, bem como autenticar todos os documentos, traduzidos e juramentados em cartório, para que tenham valor legal dentro e fora do Brasil.

Acesse: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/

Hora daquele valeuportudomãe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REVISA COMO VÊS A TI MESMO

UM CASAL, PRA SEMPRE

ORIGENS GATHERING 2020 - ANO 8