FLORESÇA ONDE ESTÁ PLANTADO

Conheça suas raízes, mas busque também fora, se mova, pois você é uma árvore que se movimenta.
Uma árvore bonita. Parafraseando Edson Gomes.

Hoje o café da manhã foi histórias dos meus familiares paternos contadas pela memória da minha mãe, do pouco que ela sabe e conhece da parte Piauiense que integra minhas células.
Passando, por que assim me proporcionou o meu pai militar, longe da herança de Nego Bispo, minha estória é uma encruza de holandeses, maçons, nordestinos, crioulos, indígenas, curandeiros, e mamelucos, trazendo a fervosura de Teresina e a resistência da Bahia, em meu sangue latino e (a)tabaqueiro.
Niterói, onde colido e encarno nos anos noventa, traz em sua memória territorial laços profundos de afeto com a terra. Eu, mulher preta de um metro e cinquenta, venho aprendendo as nuances de transitar, comunicar e traduzir, muitos mundos. Muita vida.
Eu sou realmente aquilo que descubro a respeito de mim. Pois quanto mais estudo, quanto mais me vejo, quanto mais me escuto e respeito, mais vou vivendo a verdade do propósito da minha alma. Atma.
E por isso nunca me sinto perdida. Om namah shivaya.

Aos sábados, fazer feira livre pra mim é parte do movimento seguinte, do florescer onde estou. 
De entender não os porquês, mas os encontros.

A cada produção de incenso semanal, conectar com cada uma das plantas, o processo de cada lua, a desidratação, observar o que vivo em presença, o transformar em algo novo. O tempo que cada uma das plantas levou em germinar, crescer, e chegar até o processo de ser fumaça.

Hoje é dia de Ibejis. E reflito sobre essa criança que fui.
Alegre pela adulta que me tornei.
Feliz dia, turismóloga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOABS ENQUANTO COLETIVO CICLOS VIVOS

HORTA KAINGANG, VIVÊNCIA EM COMUNIDADE - IBAMA, CANELA - RS

REVOLUÇÃO DOS BALDINHOS - BRAÇO DA COLETIVA CICLOS VIVOS