CAMBIO

E como prometido, eis a experiência do câmbio. Do trocar dinheiro. Comprar uma outra moeda. Gestionar o uso desse dinheiro.

Não gastar. Não perder. Não ser assaltada. Não comprar nada que você não precise.
Nada tão perigoso assim se tomadas as medidas necessárias.

De forma online, você pode acessar qualquer conversor de moedas e ir calculando (dólar, euro, peso argentino, peso colombiano), mas o bacana é deixar pra última semana antes da viagem, e ir considerando as diferentes cotações. Você pode fazer o câmbio pelo Banco central do Brasil ou por alguma agência que trabalhe com políticas cambiais. Normalmente em shopping, você vai encontrar pelo menos uma agência que te ajude a entender sobre a conversão de moedas.
No Brasil (e em alguns países) existem três mercados de dólares, o paralelo, o oficial e o de turismo. Teoricamente estes mercados são independentes entre si e regulados pelas leis de oferta e procura. O mercado formal do dólar turismo é usado tanto pelo turista que quer viajar para fora do Brasil como para o turista que vem ao Brasil e troca seus dólares por reais; este é regido governamentalmente.

E nesses 3 dias que faltam o coração acelera, o medo invade um pouco, mas a fé torna tudo mais fácil. Organização. Foco. Nadar contra a corrente. Não dar muitas explicações.

Dividir o dinheiro em lugares diferentes, não contar a ninguém sobre o valor e a data que vai sair pra trocar .. coisas assim simples, mas que ajudam muito!
De 2,43 o dólar subiu pra 2,54 e um dia depois pra 2,57 o que me fez desesperar de vez.
Liguei pra agência cotação, e fiz a gerente me dar um desconto por já ser cliente, e ao invés de 2,57 acabei trocando por 2,54. Super caro, claro. Mas a promessa é de que na próxima semana o dólar vai iniciar em 2,80. Então é melhor previnir do que remediar.

Que a limitação financeira não seja barreira.
Trabalhei durante seis meses como professora das séries iniciais numa escolinha particular ganhando menos do que um salário mínimo e ainda assim, reunidos milagrosos $500 e nada mais do que isso: iNos vamos a Venezuela!

Digo "nos vamos" e talvez seja isso: uma viagem comigo e com todas as outras que vivem em mim. Arriba latino america!




Nota:

A moeda oficial da Venezuela é o Bolívar. Devido a desvalorização dessa moeda por razões políticas e das formas de governo, hoje, a moeda recomendada e que rege o comércio a nível nacional, é o dólar americano. Pode ser trocada por bolívar nas fronteiras terrestres, ou ainda nos aeroportos, pagando um pouco mais caro a taxa de juros.
1 dólar na Venezuela atualmente equivale a meio salário mínimo. E subindo.

// edit 2021

Hoje o território venezuelano é regido pelo Bolívar Fuerte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REVISA COMO VÊS A TI MESMO

UM CASAL, PRA SEMPRE

ORIGENS GATHERING 2020 - ANO 8