HABILIDADES MÚLTIPLAS - TEORIA DE GARDNER

 E aqui vamos nós .. buscando e encontrando conceitos que nos façam compreender melhor o TODO que somos. Seu Howard Gardner, e a Teoria das Inteligências Múltiplas, onde a evidência de desenvolvimento de diversas habilidades complementares às inteligências citadas, se correlacionam entre si.

Há alguns anos venho considerando observar a mim e ao outro a partir desta perspectiva. Habilidades.
Cada projeto em que me envolvo, desde meus vinte anos, seja a médio ou longo prazo, é com a teoria das inteligências múltiplas contrapondo, ou melhor dizendo, complementando na prática, o desenrolar de cada tarefa, seja minha ou de minha equipe de trabalho, desde o planejamento, até a função/execução.




Gardner recebeu influências do trabalho do norte-americano Robert Sterberg, que estudou as variações do conceito de inteligência inserido em diversas culturas. Dessa forma, Gardner passou a buscar mais informações sobre a inteligência humana.

Em seus primeiros estudos, ele levou em consideração a inteligência dos gênios, depois, a das pessoas com lesões ou disfunções cerebrais. Assim, ele foi formulando hipóteses sobre habilidades individuais e qual região do cérebro reagia a tipos diferentes de estímulos.

Dentre diversos outros estudos feitos por Howard Gardner, ele concluiu, até então, que a inteligência humana estaria dividida em sete tipos. 

Inteligência Linguística: está diretamente relacionada à habilidade de aprender idiomas variados. Além disso, também está ligada à capacidade de usar a fala e a escrita para um fim, como a comunicação interpessoal, por exemplo.

Inteligência Espacial: essa diz respeito à capacidade de compreensão, reconhecimento e manipulação de situações que estejam considerando a visão como fator determinante.

Inteligência Físico-Cinestésica: podemos entendê-la como uma “inteligência corporal”. Está relacionada à capacidade de utilizar os movimentos corporais para resolução de algo. Vai desde montar um brinquedo até contribuir na construção de um carro ou uma casa.

Inteligência Interpessoal: está ligada ao entendimento das intenções e desejos das pessoas. Reflexo direto na relação social do indivíduo em grupo.

Inteligência Intrapessoal: diretamente ligada ao desenvolvimento de uma compreensão de si. Essa é a inteligência que é trabalhada para se conhecer e poder agir para alcançar objetivos pessoais.

Inteligência Musical: é o que muitos chamam de talento musical. É aquela aptidão por compor, tocar ou estar inserido no universo dos padrões musicais.

Em um segundo momento, Gardner também adicionou à essa lista as seguintes inteligências:

Inteligência Natural: aquela que está relacionada ao reconhecimento e classificação de uma espécie da natureza.

Inteligência Existencial: ligada a reflexão sobre temas que estão presentes na nossa vida.

Como está sempre atualizando suas pesquisas, Gardner também considerou mais adequado manter as inteligências Interpessoal e Intrapessoal em uma única classificação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REVISA COMO VÊS A TI MESMO

UM CASAL, PRA SEMPRE

ORIGENS GATHERING 2020 - ANO 8